Depois do Facebook, o Instagram já é a rede social mais relevante para quem vende pela Internet. Em pouco tempo, o Instagram já deve ultrapassar o primeiro lugar, tornando-se a principal forma de se comercializar e fazer o marketing de produtos pela Internet.
Por esse motivo, preparamos alguns tutoriais que vão te ajudar a configurar sua conta do Instagram para habilitar o Instashop, nova funcionalidade que permite marcar seus produtos nas fotos postadas.
Importante: mesmo que você siga todos os passos que indicamos corretamente, isso não garante que o Instagram liberará a funcionalidade do Insta Shop imediatamente. Pode demorar dias ou até mesmo semana, e a Nuvem Shop não tem como acelerar este processo, pois ele é de responsabilidade exclusiva do Instagram.
As configurações para o Instashop são divididas basicamente em 3 partes: configuração da conta do Instagram, preparação dos produtos da sua loja e a geração do catálogo com seus produtos. Consulte os tutoriais a seguir para realizar os passos e habilitar a funcionalidade em sua conta do Instagram.
Configurar a conta do Instagram
Te ensinamos passo a passo como mudar seu perfil pessoal do Instagram para um perfil comercial, pré requisito para iniciar as configurações do Instagram Shop.
Preparar os produtos
Para que os produtos possam ser enviados ao Instagram pelo Gerenciador de Negócios do Facebook, é necessário configurá-los corretamente. Seguindo os passos do tutorial a seguir você verá como fazer isso.
Gerar o catálogo
Com tudo pronto, é hora de gerar o catálogo e enviá-lo ao Gerenciador de Negócios do Facebook. Com ajuda do tutorial abaixo você saberá todos os passos para concluir as configurações para o Instashop.
Importante: após realizar alguns testes, constatamos que as lojas que já configuraram a guia “Loja” do Facebook conseguem a liberação do Instashop mais rapidamente. Por isso, antes de seguir os tutoriais que indicamos neste artigo, recomendamos que faça os passos dos tutoriais que apresentamos no índice >> Como vender pelo Facebook?.
6 Ideias de o que vender no Instagram
Este tópico é para aqueles que desejam trabalhar com o Instagram, mas ainda não tem total noção do que vender pelo aplicativo.
Fizemos uma lista com algumas possibilidades que você pode explorar:
Roupas: quanto mais você conseguir segmentar seu mercado, melhor. Pense em qual tipo de roupa você gostará de vender: roupas femininas, masculinas, infantis, moda praia, moda plus size, vestidos de festas ou roupas de academia? Essas são apenas algumas opções que você pode explorar.
Alimentos: alguns pratos são tão apetitosos que rendem boas imagens. E sim, é possível vender alimentos pelo Instagram, como já citamos anteriormente.
Serviços: você pode manter uma rede de contatos a fim de oferecer seus serviços. Se você é um consultor de moda, por exemplo, pode falar sobre o assunto em seu perfil e fazer seu próprio marketing pessoal, enquanto engaja seguidores interessados no tema.
Acessórios: ainda no ramo moda, é possível vender acessórios usando o marketing que o Instagram pode proporcionar. A vantagem dos acessórios é que, no geral, não é preciso experimentar para saber se ele ficará bom, como é o caso das roupas.
Bebidas: você pode vender também sucos naturais congelados ou outros tipos de bebidas pelo Instagram. Capriche nas fotos!
Produtos decorativos: quadrinhos, pinturas, bordados e uma infinidade de produtos artísticos fazem muito sucesso no Instagram, principalmente se você for o artista, é ainda mais interessante para destacar seus talentos e ainda gerar uma renda!
Créditos do artigo: parte escrito por André da Nuvem Shop